top of page
Publicações recentes:

#Resenha: Ponto de Ressonância.

Oi lindezas! Que tal uma resenha? Hoje eu vim trazer para vocês a minha opinião sobre um livro parceiro muito bom. Confiram:


Década de 1990. As universitárias Ana e Raquel iniciam uma amizade.Raquel é forte e resoluta enquanto Ana é timida e estrategista. Elas são jovens adultas típicas da época,descobrindo o amor e o sexo e cada uma aprende a lidar com os próproios conflitos pessoais e segredos de família. Quandos esses segredos vêm a tona, porém, surgirá a necessidade de acompanhamento terapêutico além de médico, para entenderem as profundas transformações que essa descoberta trará para todos os envolvidos. A trama alterna flasbacks e presente durante as sessões de análise terapêutica.


Ultimamente estou tendo sorte com livros, preciso dizer, vocês podem pensar o que quiser deste livro ao olha-lo, mas leiam, é surpreendente!


Se vocês estão procurando um livro clichê, Ponto de Ressonância não é um.

Quando o leitor lê a sinopse, assim como eu fiz inicialmente, acha que o livro fala sobre a adolescência, duas jovens que estão enfrentando o inicio da faculdade, amores, amizades, mas as coisas não são bem assim. Nem tudo é o que parece!


Escrita pela autora Michelle Louise Paranhos, esta obra, a princípio conta a história de duas jovens, uma é Raquel, descolada, livre, nem tão estudiosa como gostaria mas que vive uma boa vida dentro da faculdade, a outra é Ana, uma garota estudiosa, tímida, educada que está adentrando a vida acadêmica. Amores, amizades, estudo, trabalho, festas, conflitos, tudo que uma adolescente enfrenta está entre a vida das jovens, mas logo a história muda de rumo e surge uma nova garota.

Roberta, uma garota cheia de conflitos, que está enfrentando uma das fases mais temida da vida, a adolescência, mas ela não é uma jovem comum, pelo menos é assim que pensa. Roberta tem uma doença grave, nominada como Síndrome Esclerose Tuberosa, que provoca alguns pequenos tumores na parte externa e interna do corpo, o que torna tudo muito delicado.

Todas elas tem um problema, o mesmo problema, e precisam enfrentar juntas, quando um incidente acontece com Raquel, as coisas passam a ficar ainda mais complicada e quando elas precisam enfrentar uma sessão terapêutica, vários flashbacks e problemas voltam a tona, forçando-as a enfrentarem seus maiores fantasmas.


Esta sendo algo muito complicado escrever esta resenha, não sei o que pensar, nem o que sentir em relação a este livro, na verdade, não sei como expressar o que penso e sinto, mas sei que são coisas boas, muito boas.


É uma história emocionante, a autora consegue tratar com tanta facilidade temas cotidianos que muitas vezes é um problema para outras pessoas, como a depressão, drogas, bullying, estupro, doenças, até amores não correspondidos e amizades. São assuntos muito meticulosos, que necessitam de um cuidado especial na maioria das vezes, um acompanhamento médico, uma ajuda ou apoio de próximos, entre outros.


Falar sobre uma doença como a que Michelle trata no livro, também não é nada fácil, tanto para quem passa, quanto para quem trata, com termos médicos, um pouquinho de psicologia, conseguimos entender mais sobre algo que desconhecemos, uma doença rara que pode estar mais próxima do que imaginamos.


Algo que gostei muito em tudo, foram às pontas soltas, deixada entre um capítulo e outro, alternando a história de Raquel para Ana, depois Roberta, mas que de alguma forma sempre se encaixavam. É uma forma nova de escrita, acho que ate hoje nunca tinha lido nenhum livro que se liga desta maneira, é novo e muito bom!


Michelle consegue ter uma escrita simples e interessantíssima, amena de certa forma, uma leveza sem igual.


Um livro que recomendo, vale apena ler, é único e magnífico.


Comments


bottom of page