#Resenha: Todo Dia.
Bom dia lindezas! 2016 começou com tudo, então resolvi começar com tudo minhas leituras para atingir a meta de no mínimo 60 livros lidos esse ano, então, vou aproveitar para resenhar todos eles para vocês! Confiram a minha opinião sobre o livro Todo Dia do autor David Levithan, minha primeira leitura do ano.
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
Eu sempre ouvia falar deste livro, mas nunca tive a vontade de lê-lo, apesar de todas as boas opiniões que já ouvi sobre a obra. Então, recebi a proposta para uma troca e fiz, assim que ele chegou decidi ler, começar o ano com algo diferente, e preciso dizer, me supreendi!
O livro conta a história de uma criatura, em seus 16 anos, que todo dia acorda em um corpo totalmente diferente, vivendo desta forma desde que se conhece por gente. A, como se nominou, não sabe seu verdadeiro sexo, caracteristicas e nem nada que possa o definir, é apenas um pequeno espectro que possue as pessoas por um único dia.
Em uma de suas "possessões", A conhece uma garota, a linda Rhiannon, por quem se apaixona, se não bastasse toda sua condição, também tinha o namorado da jovem, a quem estava dentro do corpo, além de vários outros fatores que tornam um relacionamento impossível, porém, acessando as memórias de Justin, percebeu o quanto ele a tratava mal, assim como o quanto ela o ama e percebe algo diferente, que o faz querer dar uma vida totalmente diferente a ela, sem poder dar uma vida, A decide dar um dia de felicidade para a garota e a partir dai, sua vida muda drasticamente.
Eu nunca havia visto nada parecido com este livro, nenhuma história com semelhanças, nem nada do tipo. É incrívelmente único e extremamente surpreendente!
Adotando assuntos tão comuns do cotidiano, David consegue explorar de maneira tão clara aquela vontade que todo adolescente tem de se encaixar na sociedade, algo que em 90% das vezes não dá muito certo, talvez por ter um padrão de beleza diferente ou algo que não adentre os modelos definidos pela sociedade.
Ao indagar tais frustrações, deste sentimento não correspondido, do amor adolescente, o autor consegue abordar juntamente com os outros, alguns assuntos nem tão agradaveis mas muito comuns, como o preconceito em relação a aparência, religião e principalmente sexualidade, afinal A não são se é homem ou mulher e muitas vezes acordava em um corpo de garota, assim apaixonada por Rhiannon, em seus momentos de "amor" acabava tratando sobre a homossexualidade.
São muitas lições que devem ser pssadas para frente, pais, filhos, tios, amigos, todos deveriam ler. Cada frase é um novo aprendizado.
David Levithan é um gênio, ele sabe, sem dúvida como trabalhar assuntos importantes, como seu livro poderia ajudar muitas pessoas a lidar com dezenas de problemas e usou isso de uma forma maravilhosa.
Além do mais, esta obra tem quotes MAGNIFICOS!
Recomendo, você não vai se arrepender!
Comments