top of page
Publicações recentes:

#Resenha: O Penúltimo Capítulo.

Boa tarde amores, demorei mas voltei. Hoje trouxe para vocês uma super resenha de um livro que acabei faz pouquissimo tempo. Confiram minha opinião sobre o livro O Penúltimo Capítulo de Clarice Pessato.

Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.


Preciso começar (como na maioria das vezes) pela capa, preciso dizer que eu achei está uma capa surpreendente, como muito poucos sabem a borboleta é símbolo de ressurreição, de inconstância e renovação, achei que tem tudo a ver com a história, assim também como este "livro" onde a borboleta vem desenhada, passando a imagem que a autora quis mostrar como o próprio título, referindo a sua própria vida como um livro.


O Penúltimo Capítulo traz a história real de uma jovem de 18 anos que após um grave acidente de carro junto com seu namorado acabou ficando tetraplégica, precisando e podendo sempre contar com o apoio de sua família e amigos.


Contando pontos importantes da sua vida, desde a infância à vida adulta, cada momento especial seja feliz ou triste que ela se lembra, principalmente do momento que mudou sua vida, Clarice nos faz repensar em nós, em nossa vida especificamente.


Será que estamos realmente vivendo? Será que estamos agindo da maneira certa? Ou estamos deixando tudo de importante passar? Pense bem.


Uma história incrível que se torna um grande exemplo para acordarmos para a vida e vermos que apesar de todas as dificuldades não devemos para, não podemos desistir. Devemos lutar, sem nunca deixar de acreditar que somos capazes de vencer.


Mesmo após tantas decepções a autora nunca se deixou vencer, transformou sua condição em algo para transmitir e tocar as pessoas através de seu livro.


Esta história nos afeta de uma maneira que poucas pessoas, histórias conseguem fazer. Ver como a jovem cresceu com tantos obstáculos em sua vida, sempre lidando a sua própria maneira, como ela precisou se adaptar e usou isso para aprender sempre mais sobre tudo para passar para frente é de deixar o leitor sem palavras.


Não dá para expressar em palavras o que senti com este livro. Não há como não se sentir tocado com este relato. Feito para ruminar e sensibilizar o ledor, você não conseguirá não se emocionar. Você sente nas entrelinhas os sentimentos da personagem, mas nada de forma exagerada. É estupendo! Vale muito pena.


bottom of page