top of page
Publicações recentes:

#Resenha: Cazuza, só as mães são felizes...

Autor: Lucinha Araújo Ano de Publicação: 1997 Editora: Globo

Páginas: 395

Difícil screver o que achei de uma grande história em poucas palavras. Hoje venho falar de uma história intensa e envolvente que conta a história do nosso grande Cazuza.

Logo de início me deparo com um capítulo que tira lágrimas de qualquer um. Lucinha conta como foi os últimos momentos de Cazuza, como eram as dores e como ele reagiu à tudo que estava passando, é muito triste mesmo.

Mas o livro mostra muito mais que as dores e problemas de Cazuza, era humano, errava, não se cuidou, teve AIDS, polemizou, amou, odiou, mas teve uma absurda coragem, assumiu, quis viver, cantou, gritou, escreveu, compôs, foi exemplo, revolucionou o rock brasileiro e consagrou-se um poeta, o que é inegável. Conta também como seus pais ( Lucinha e João Araujo) se conheceram, e suas travessuras durante a infância, em como deixava sua mãe de cabelos em pé, e o modo em como seu pai lhe protegia das broncas de sua mãe. Nunca me emocionei tanto lendo uma biografia como essa.

O livro é repleto de fotos, arquivos pessoais de cazuza e de sua mãe, contém também frases de algumas entrevistas que ele deu ao longo de sua carreira, entrevista com amigos, entre eles Ney Matogrosso e Pedro Bial. Cazuza gravou mais de 120 músicas de letras maravilhosas, 78 inéditas e deixou 34 músicas para outros intérpretes, incluindo Malandragem, para quem não sabe, música que ficaria famosíssima pela voz de Cássia Eller.

Cazuza morreu jovem, aos 32 anos, pesando 38 quilos. Ele se foi, mas o que deixou para nós foi algo que nem todos conseguem deixa

Recomendo muito este livro, não só por ser a história de um cantor que mudou a cena da música abrasileira, mas por ser a história de vida de alguém que sorriu, chorou e mesmo com seus erros modificou muita coisa na vida de muitas pessoas,

Leia, se emocione , se coloque no lugar de muitas pessoas, reflita e me digam o que acharam dessa bela história.

Por: Yasmin Cristina


bottom of page