Entrevistando um Escritor: Daniela Buselato
Lindos, olha eu aqui com mais uma entrevista I-N-C-R-I-V-E-L pra vocês e dessa vez é com a maravilhosa da Dani Buselato, nossa parceira <3
Fizemos a ela algumas perguntas, vamos conferir o que ela respondeu?
• Primeiramente, fale um pouco sobre você:
Puxa vida, não sou boa nisso, mas vamos lá. Bem, sou virginiana, perfeccionista e filha da mãe com atrasos #odeioatrasos.
Gosto de ler, mas escrever vem acima disso, portanto amo escrever.
Sou muito intuitiva, se gosto, gosto mesmo e defendo, mas se meu santo não bateu com o seu de cara, nem vem amigo, não vai rolar. Sou casada a cinco anos, porem tenho um relacionamento com meu esposo de 12 anos, amo cães e tenho o meu Bobby (Lhasapsu) de 8 anos.
Tenho uma paixão assumida com o inverno, do qual fico louca quando ele acaba, entrando em uma profunda melancolia que só é superada com a chegada do outono - Aqui quando é frio, é frio mesmo, temperaturas de 15° ao meio dia. :)
Gosto do colorido, do sorriso bobo e de amizades verdadeiras, a verdade dói, mas é com ela que você o segue seu caminho, prefiro ter poucos amigos mas que eles sejam tão loucos quanto eu e que sejam verdadeiros comigo, puxo a orelha quando acho que devo puxar e sei dar elogios quando a pessoa merecer. Talvez me ache velha com meus 27 anos, mas vivi muito bem eles dentro das minhas expectativas.
• Quais são seus maiores sonhos? E suas maiores vontades?
Bom, meu maior sonho é ver meus romances em todas as livrarias do pais e do mundo. É claro, que é um sonho, porem acredito que se eu não fizer, ninguém o fará por mim. Minha vontade é viver disso, dos meus romances, uma vez que escrevo todos os dias, é fácil fluir histórias.
• Você sempre quis ser escritor ou tinha algum outro sonho/objetivo na vida?
Sempre tive outros objetivos, como carreira por exemplo, mas escrevo desde meus 13, 14 anos, e houve uma fase complicada na minha vida em que escrevi muito sonetos e poemas sobre a morte, mas nunca pensei em publicá-los até por que perdi uma boa parte desse acervo que estava em meus cadernos da época (minha mãe queimou meus cadernos), decidi escrever de verdade a partir de 2013, quando achei que faltava algo e muitas pessoas me diziam que eu escrevia bem, que eu me expresso bem embora eu não concorde. Então optei depois de analisar o mercado e decidi escrever um romance erótico e suas facetas, mundos complexos e juntei a isso indo moro, não acho justo escrever coisas fora do país quando se tem muita matéria prima de ótima qualidade aqui.
• Quais são seus escritores/livros/gêneros favoritos? Por quê? E o que eles significam para você?
Leio quase de tudo um pouco. Não gosto de terror/horror, isso me abala demais. Gosto de romances e acredito que o mundo precisa disso, aprender sobre o amor e como ele age com as pessoas, como a vida usa instrumentos chamados de humanos para fazer a ela possa fluir em sua plenitude e disso tudo o amor como combustível para que nas horas difíceis possamos encontrar acalento nas boas lembranças quando não temos algum familiar por perto.
Acredito que existam incontáveis formas de mostrar como o amor age, e é por esse caminho que quero seguir contando as minhas histórias, provando que nada cai do céu e que tudo o que fizemos sempre vamos continuar a aprender, de acordo com o mérito de cada.
Não tenho autores favoritos, pois na minha opinião, as pessoas (autores) não alcançam as expectativas que almejamos em outros livros, então, eu leio e guardo o livro/história como favorito, mas não sigo um autor como "ah é meu favorito", admiro as obras na sua amplitude, mas como pessoa é complicado.
• No que começar a escrever afetou em sua vida?
Como não tenho dificuldade em ficar sozinha e até prefiro, decidir por isso, ocupar meu tempo sozinha colocando minhas ideias em ordem e então surgiram várias histórias.
• Como você percebeu que queria ser escritor?
Foi quando minha primeira história (Inevitável) tomou proporções que eu achei que demoraria mais tempo, quando enviei o livro para a primeira editora e a pessoa me disse que a história era boa. Foi a partir daí, que decidi tomar proporções mais fundas e escrever de verdade.
• Quem te inspirou a seguir este caminho?
Olha... Não sei ao certo quem... Se foi meus amigos, se a vontade veio de dentro mesmo, ou se eu quis arriscar... O que eu quero é escrever e mostrar como é aqui no Sul, como são as paisagens, as pessoas, o clima, as tradições.
• Quais livros/escritores são suas maiores influências?
Puxa vida! Tenho vários... Nicholas Sparks com as suas histórias que nos fazem chorar, Sylvia Day com seus romances quentes e intensos e seus personagens quase beirando a loucura, tem muitos mais, Silvain Reinard, Abbi Glanes, Vinicius de Moraes e seus poemas que amo tanto, Camila Moreira que esta mostrando muito bem isso, minha proposta de escrita é o mesmo estilo dela, Elaine Elesbão que ainda não tive oportunidade de ler mas acredito que também tem esse foco, tem muitos outros mais que me permitem viajar e escrever diferente.
• De onde surgiu a história de seu livro? E seus personagens? São inspirados em pessoas ou fatos reais?
Inevitável surgiu de um sonho de menina, sabe adolescente que nunca foi pra cama? Bem isso, como você vai ver, o livro mesmo já começa com um sonho de como será a 1ª vez e no decorrer do livro em como seria a vida e o relacionamento com um homem, como funciona a sexualidade e seus pontos e claro, (de brinde) e não menos sem importância a sociedade e seus dogmas tradicionais, principalmente em se tratando de uma cidade pequena que todos sabem sobre sua vida. Meus personagens tem um pouco de mim, todos eles possuem características positivas e negativas - personalidade. Quanto as características físicas de cada personagem, tem sim, não vou mentir, foi inspirado em pessoas reais das quais conheço em pessoa bem como algumas virtuais. Sobre a história não, não é baseada em um fato real meu ou alguém de minha família, porem, são fatos que tem em todas as cidades do Brasil.
• Como é ser escritor? E como você percebeu que era neste gênero que você escrever seu primeiro livro?
Ser escritor... Não tem uma definição adequada para isso sabe? É, uma coisa meio que indescritível... Eu simplesmente sento na minha cadeira em frente ao meu not e do nada as ideias começam a surgir, e não obstante, as vezes essas ideias surgem quando eu não posso parar, as vezes surge quando estou faxinando, comendo, tomando banho, trabalhando, comprando...
Eu não tenho uma sequencia ou um protocolo de escrita a ser seguido, se percebo que uma ideia vai e volta muitas vezes em meus pensamentos então coloco ela em analise e a partir daí passo a construir uma história, e depois disso sim, vou em busca de mais pessoas que possam saciar a minha curiosidade em relação aquilo que quero escrever, para que eu possa dar vida a história. Quanto a 2º parte da pergunta é uma parte que eu gosto de abordar, uma vez que aqui onde moro, as mulheres tem vergonha de falar a respeito do assunto, ainda é tabu, acho que esse o motivo maior que me levou a escrever uma trilogia com tamanho erotismo.
• Você usa algo ou alguém como referencia ou é algo totalmente momentâneo?
É momentâneo até eu encontrar um rosto parecido com aquele que delimitei, depois disso acrescento as características físicas com mais intensidade, mas não tenho nem um.
• Você se identifica com algum de seus personagens? Se sim, Qual? E Por quê?
Como já mencionei anteriormente, todos os meus personagens tem um pouco de mim, mas não tenho nem que me identifico mais.
• O que mais gosta em sua própria história?
O que mais gosto nelas? Hunnn, é como ela se desenrola, sabe? As vezes a gente cria uma expectativa sobre determinada história e quando você lê o autor quis lhe passar outra, totalmente o inverso, eu adoro isso! Essa é a parte que sempre quero mostrar na história, cada livro meu conta coisas que o leitor acha previsível, mas no decorrer se depara com tantas outras que, as vezes, tem que voltar e ler de novo para entender corretamente. Essa parte do "não ser previsível" é que eu mais gosto.
• Como foi o processo de criação de seu livro?
Meus livros, acho eu que são como filhos, você vai vendo eles ganharem formas, peculiaridades, traços, afinidades, então, depende de cada história.
• Qual a sensação de ver seu livro pronto?
Acho que nesse momento, em que você vê seu livro pronto e se depara no lançamento dele fisicamente, é indescritível, não há palavras no mundo ou na língua portuguesa que possa descrever! Você vê, todo o seu trabalho, esforço passando em sua frente como se estivesse no cinema.... :D
• O que você sente vendo o quanto seu livro faz sucesso?
Sinto gratidão e claro, choro, choro muito, mas de felicidade.
• E em relação à quantidade de fãs que você tem como se sente? Tem algo que gostaria de dizer a eles?
Ainda acho cedo para responder essa pergunta... Mas sempre que posso os agradeço e me dedico um pouco mais.
• Pensa em continuar escrevendo? Se sim, já tem alguma idéia do seu próximo livro?
Sim, vou escrever enquanto minha mãos puderem e se não puderem mais, vou falar e gravar, mas para não, apenas se o Cara Lá de Cima me chamar srsr, quanto aos livros, atualmente escrevo 3: Inesquecível que é o último livro da Trilogia Inevitável, Aromas de Inverno e Marina, ambos romances mais suaves perto de Inevitável.
• O que você esperava para depois do lançamento? Quais eram suas expectativas? Depois do lançamento, foi como imaginou?
Foi, foi como imaginei, por que tenho os pés no chão, continuo vendendo meu livro e sempre recebo novos fãs e comentários, isso é o meu combustível para continuar escrevendo. Como é meu primeiro trabalho publicado, sei que é difícil fazer sucesso e que diante do mercado literário brasileiro não é bem assim que funciona, mas o meu lema é "devagar e adiante, sempre. Voltar apenas para pegar impulso", então, sem pressa.
• Espaço livre:
Queria primeiramente agradecer à essa pessoa super simpática e inteligentíssima Geeh, obrigada pela oportunidade, espero ter sanado suas expectativas embora eu mesma não goste muito dessa palavra, agradecer pela parceria que firmamos e dizer que eu estou adorando!
Queria lhe convidar para conhecer minha page no face, bem como minhas histórias no Wattpad, estão todas lá.
Um beijo no seu coração.
Ela é incrivel não?
Primeiramente quero agradecer de todo coração a Dani por ser tão atenciosa, carismatica, divertida, fofa e principalmente por nos ceder um pouquinho do seu tempo pra me responder, eu amei saber mais sobre a autora e seus projetos, tenho certeza que vocês também, então, vamos conhecer mais um pouquinho?
Prestes a completar 18 anos, Juliana vê sua vida transformada por uma inquietante paixão. Sua juventude trivial em uma pequena cidade se depara com os mistérios e desejos do jovem empresário Eduardo, primo do seu ex-namorado, Will. Ao encontrá-la ao caminho do colégio, Eduardo dá início a um desejo febril que transcorre o dia a dia de ambos. A ingenuidade, o charme e a beleza de Juliana - que já despertavam o interesse de seus colegas - agora norteiam os pensamentos e os instintos mais maliciosos de Eduardo, que fará de tudo para que ela se torne o objeto de sua irrevogável paixão. Juliana cederá ao temperamento dominante de Eduardo? Ela vencerá os traumas do passado para embarcar nesse misterioso jogo de sedução? Incrivelmente excitante, “Inevitável” traz uma leitura de tirar o fôlego.
Page da escritora: https://www.facebook.com/pages/Daniela-Buselato/381181278720609
Page da trilogia: https://www.facebook.com/pages/Trilogia-Inevit%C3%A1vel/385870018236323
Page de Aromas de Inverno: https://www.facebook.com/pages/Aromas-de-Inverno/1038064996207236
E no wattpad você encontra todos os livros da escritora:
https://www.wattpad.com/user/DanielaBuselato
Quer adiquirir os livros? Segue:
Ebook: http://www.amazon.com.br/Inevit%C3%A1vel-Daniela-Buselato-ebook/dp/B00RC4MQU4/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1438447753&sr=8-3&keywords=inevitavel
E para adquirir o livro físico é só entrar em contato diretamente com a Dani.
Gostaram? Eu amei .. Logo vem resenha por ai, aguardem!