Resenha: Como eu era antes de você / Me Before You.
Oi gente,
Sou uma das colaboradoras do blog e antes de tudo vou fazer uma breve apresentação.
Podem me chamar de Taay, tenho 22 anos, sou mãe de um menino de 3 anos (minha paixão) , e casada , sou paulista e atualmente faço pela ETEC o curso de Técnico em Contabilidade e trabalho na área. Entre família, casa , trabalho e estudo, me dedico a leitura e pintura ( dessa nova febre dos livros ante estresse) , leio muito em e-books (grátis, pirateados) e quando sobra a verba também temos livros físicos hahah. Bom, eu não tenho um gosto específico, gosto do livro que te prende do inicio ao fim, essa coisa de “ah no meio fica melhor” , pra mim não dá. É como se eu tivesse lendo e o livro me puxasse pra dentro daquele enredo, daquele tempo. Tem que ser assim, se não, não rola. Porém antes lia muito terror, suspense e hoje tenho me dedicado a histórias de superação, percas, aprendizado, sofrimento . Por isso hoje eu pensei em falar sobre uma autora que eu tenho amado demais e ela tem estado entre a lista de queridinhas com suas histórias cheia de amor, superação , sofrimento, lágrimas , e que tem uma escrita super leve ,acolhedora e envolvente. E aí, você já sabe de quem eu estou falando ?! .. Sim da minha querida Jojo Moyes. E se você ainda não ouviu falar , corre lá , garanto que você não vai se arrepender.
O 1º livro que eu conheci desta fantástica autora foi o :
-* Como eu era antes de você / Me Before You.
ISBN: 9788580573299
Tradutor: Beatriz Horta
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
O que acontece desde o inicio e acredito que este era o intuito da Jojo é nos mostrar de uma forma bem particular, as dificuldades que uma pessoa com limitações físicas tem hoje em dia e no dia a dia . E não somente as físicas , mais toda a reviravolta mental e emocional que esta pessoa passa. Neste caso o Wil encontra-se nesta situação devido a um acidente. E não somente o que a pessoa em si sofre, mais ela retrata muito fielmente e nos faz entender o que as pessoas ao redor passam e pensam. E nos ensina que vez ou outra é necessário deixarmos nosso egoísmo de lado para ver o que a pessoa realmente quer e o que realmente a faria feliz e o que podemos fazer é apenas fazer com que seus dias sejam bons e aceitar suas decisões.
Neste livro a autora retrata um assunto muito importante ( hoje no Brasil isto não existe mais em outros países sim ) , que é a eutanásia .
A Lou é contratada pela família do Will após eles fazerem um acordo, acordo este que a Lou somente saberá após estar digamos.. Emocionalmente afetada, e não por dó da condição do Will, mais sim pelo oque eles tem vivenciado junto, então ao seu ver ela entra despretensiosamente e assim como ele fez com todas as outras pessoas ele a rejeita, ignora, e lhe trata mal, pois ele só espera que esse período do acordo passe rápido. Porém ela não desiste, espera ai... no meio do caminho ela até desiste.. Mais a família vendo como o Will era enquanto estava com a Lou e após sua saída a chama de volta , e implora ( sim , imploram ) e então lhe contam os planos de Will, e torcem para que a linda porém nada atraente, inteligente porém nada esforçada, simpática e toda atrapalhada Lou consiga fazer Will ver a vida de uma forma melhor e desista da sua decisão. E enquanto eles aprendem a conviver entre si e inevitavelmente se aproxima, a Lou passa a mostrar ao Will que sim pode-se viver bem independente de qualquer limitação e o Will passa a ensinar a Lou que pode-se viver, que é necessário viver seus sonhos, sem pensar muito do que as pessoas querem ou esperam de você, e que nem sempre fazer o que sua família , namorado , amigos acham certo é o que te fará feliz .Will deixa uma marca muito grande na Lou , assim como em nós leitores. E Lou , marca o momento mais importante da vida de Will e que provavelmente ele levará lembranças por quantas vidas tiver .
Se você não esta acostumado a chorar, se prepare, são dias muito fortes e emocionantes.
Eu sinceramente recomendo este livro, não importa qual seja o seu gosto literário. Porque tenho certeza absoluta que esta história, marca e marcara grandemente a vida, o coração e os pensamentos de qualquer um que passe por ela. Pode ter certeza esta é uma ressaca literária longa e necessária.
Leiam e depois me contem gente.
Espero ter mantido todo o suspense e ter aguçado a vontade de vocês de saberem mais e lerem esta obra.
Beijinhos:*