top of page
Publicações recentes:

Entrevistando um Escritor: Li Mendi

Olá pessoal, como estão? Estou de volta com mais uma SUPER entrevista da nossa parceira maravilinda Li Mendi. Primeiramente (e como sempre), quero agradece-la a me dar um espacinho no seu tempo para me responder.

Então, vamos as perguntas:

• Primeiramente, fale um pouco sobre você:

Escrevo livros acho que desde os quatorze. Na época, não havia internet, nem blogs. Todas as estórias ficavam registradas em cadernos, que se perderam nas mudanças. Depois, a praticidade do Word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Mas, felizmente, a internet lá por 2000, me trouxe um mundo de gente pra conhecer meus romances. É assustador ver mais de 10 mil visitas em um livro e mil downloads de outro… O processo solitário agora é dividido com centenas de pessoas. Até eu terminar a faculdade de jornalismo, havia horas a fio pra gastar teclando. Depois, veio a faculdade de publicidade, a pós-graduação, o trabalho frenético como publicitária e pronto, me peguei com saudade de escrever. Nesse meio tempo, quero dizer, nesse zero tempo, consegui fazer o meu primeiro lançamento impresso: O amor está no quarto ao lado. Em 2012, veio “A verdadeira Bela” e estou muito feliz em ser autora da editora Highlands, onde já publiquei também Coração de Pelúcia e Alma Gêmea por Acaso. Agora, estou escrevendo um hot O Mestre do Amor. Escrever sempre foi meu prazer, minha paixão, realização, tudo. O fascínio pelo mundo da fantasia se deu já nos primeiros anos de vida. Meus sonos eram embalados pelas incríveis aventuras narradas por meu pai, um excelente contador de fábulas. Comecei com um pequeno projeto aqui na net, chamado Cada Casa um Caso. Era um hobby produzi-lo. As pessoas gostaram tanto e comentavam mensagens de incentivos que decidi continuar. Hoje, tenho vários livros disponíveis no meu site abertos e os leitores se reúnem em um grupo do Facebook para discuti-los. Os fóruns são acalorados e muito divertidos. Rio demais com as tiradas, fotos e debates. Na última Bienal do RJ, encontrei muitos fãs que me abraçaram com carinho e contaram sobre a emoção de me ver e pegar o meu autógrafo. Isso é tão gratificante. São eles que me dão força pra continuar todas as madrugadas à dentro.

• Quais são seus maiores sonhos? E suas maiores vontades? Sonho: viver e trabalhar só com livros e ter mais leitores a cada dia.

• Você sempre quis ser escritora ou tinha algum outro sonho/objetivo na vida? Sempre! Mas, meu objetivo é continuar trabalhando como publicitária e se conseguir, viver um dia só como autora.

• Quais são seus escritores/livros/gêneros favoritos? Por quê? E o que eles significam para você?

Adoro Romance. Pode ter uma pimentinha, mas, não curto hot pesado. Adoro crônicas e contos. Leio de tudo: revistas, sites, livros diversos. Sou uma consumidora doente de palavras e textos inteligentes. Escritores incríveis: Clarice Lispector e machado de Assis

como inspiração e Sophia Kinsella pela pegada de humor que tenho um pouco.

• No que começar a escrever afetou em sua vida? Tempo vago. Todo ele é pra responder, interagir e escrever. Pouquíssimo sobra. Mas, é uma escolha de vida.

• Como você percebeu que queria ser escritora?

Do meu professor Roberto de história da oitava série. Ele gostava do meu jeito de escrever e um dia me parou no corredor da escola com um recorte da revista Época sobre um concurso de Redação, em que ganhei um livro. Depois vieram outros prêmios. Mas, aquele pedacinho de papel acendeu uma luz dentro de mim que nunca se apagou. Por aí caminhei até chegar na escrita de blogs e livros impressos.

• Quem te inspirou a seguir este caminho? Meus leitores, editor e meu marido que todo dia me dá uma sacudida quando penso em parar ou demoro a postar.

• De onde surge a história dos seus livros? E seus personagens? São inspirados em pessoas ou fatos reais? Eu leio muito de tudo,várias revistas, sites, olho e observo as pessoas o tempo inteiro. Gosto de conversar com gente de todas as profissões e experiências. O mundo é o meu laboratório, anoto tudo no celular ou cadernos. E vou trazer ou uma fala ou outra ou a própria sensação do momento para os livros. Há milhares de pedacinhos verdadeiros em vários e vários livros meus. Só que o que é ou não é um mistério que eu guardarei para mim. Ops…, às vezes, sou pega pelo meu marido que lê um livro meu e grita “heiiii, achei aqui uma fala sua ou uma fala minha, ou aquela cena aconteceu com fulano”. Rs

Como ele é o que está mais perto do meu mundo, às vezes, descobre e me faz rir. Pior mesmo é quando ele confunde a autora do personagem. Então, preciso explicar essa NÃO SOU EU, é a PERSONAGEM rsrs!!! Vou dar um exemplo! No livro O amor está no Quarto ao Lado (só na versão impressa e, não, na versão do site original), o personagem militar pergunta para a mocinha se ela deixaria que ele fosse para uma missão arriscada no exterior. Ela fica chateada e não quer que ele vá. Anos depois que eu publiquei o livro, meu marido foi convidado para trabalhar na ONU. Então, ele me perguntou se eu o deixava ir. Eu disse que sim, né? Então, ele passou 6 meses no Haiti.

Quando voltou, disse que tinha muito medo que eu dissesse não a sua pergunta. Então, questionei de onde tirou isso. Ele: Ué, a Jeny do seu livro não queria que o Juan fosse pro exterior… Eu: Jeny, quem é Jeny? Ele: Do seu livro amor, está lá, eu li!! Eu fiquei olhando pra cima, de olhos fechados e lembrei da cena. Então, respirei fundo: Eu já falei que eu NÃO SOU a Jeny, ela é só um personagem ok?! Rsrs. Viram? É difícil as pessoas entenderem que livro escrito de forma profissional não é uma catarse, não é um diário, é um processo de elaboração onde tudo é premeditado. Rs.

• Como é ser escritor? E como você percebeu que era neste gênero que você iria escrever seus livros?

Como outra profissão: você precisa ter uma rotina, entregar um trabalho e agradar pessoas… Mas, qual a parte mais difícil? Vender livro. Escrever é sua paixão, ganhar o carinho do leitor é uma delícia e se você escreve bem e divide um pouco da sua obra, vai receber. Agora, as pessoas querem baixar os livros da internet ou ler seus online, mas, só 20% vai comprar o impresso. Então, vender é difícil pacas. Tem muita coisa online hoje, que não tinha antes da era do PC e Internet. Logo, você compete com o que está free. Logo, vender é o maior desafio. Afinal, você precisa do dinheiro pra custear um momento de coisas, como estar em feira, produzir marcadores, enviar livros pra divulgação. Veja, eu não estou dizendo que é ganhar pra pagar suas contas, é muito antes, é ganhar para sustentar ao menos a divulgação, seu site etc. Eu não desisti ainda rs, mas, já poderia facilmente ter desistido se fosse outra pessoa.

No espírito de quem inventou a lâmpada e testou mil formas de criá-la, posso dizer que eu não errei nas minhas estratégias. Eu já sei mil formas que não deram certo e devo estar bem perto da que dará. Eu não vejo como erros, mas, como a eliminação de um que já testei.

• O que mais gosta no modo que escreve? Usar de humor. Adoro ter boas tiradas e fazer meus leitores rirem. E também de mexer com a alma humana, de mostrar o lado bom e mal dos personagens.

• Como é o processo de criação de seus livros? É um processo difícil porque envolve a expectativa dos leitores na sua cabeça. Será que vão gostar, será que vão indicar para os amigos? Ao mesmo tempo que você precisa se divertir com o que é produzido, porque você tem que gostar primeiro. Então, começo com uma ideia, elaboro um roteiro no excell e desenho tudo o possível para criação das personas, com características físicas e emocionais. Então, procuro me isolar um pouco e começo por capítulos aleatórios. Os personagens falam diálogos na minha cabeça o tempo todo e isso só para quando termino rs. Mas, tem uma hora que é preciso entregar a editora, senão, meu amor, você passará o resto da vida consertando e melhorando.

• Qual a sensação de ver seus livros prontos? É muito emocionante e no segundo seguinte penso: agora vou vender, vender e vender pra poder ter investimento para o próximo. Não há um mundo lindo e romântico pra quem é escritor no Brasil.

• O que você sente vendo o quanto seus livros fazem sucesso? Uma satisfação e uma dica de Deus de que lá na frente vai dar mais certo ainda.

• E em relação à quantidade de fãs que você tem como se sente? Tem algo que gostaria de dizer a eles? Quantidade significa números. Números não compram livros e não mandam “parabéns pelo livro que li”. Na maioria, as pessoas só querem baixar, ler e nunca vão interagir com o autor. Logo, 15% disso realmente é seu fã. O resto é número. Por isso, não encho o peito, nem fico orgulhosa com nada disso. O que muda minha vida são pessoas e as histórias delas particurlamente. No fim do ano passado, recebi um email de uma leitora que havia descoberto uma doença grave e estava muito triste. Eu fiquei ali de coração na mão, olhando pra tela, me imaginando no lugar dela… Então, ela me disse que leu “Coração de Pelúcia” e que o livro a ensinou muito e que quando ela lê meus livros, esquece a dor, o destino e sorri. Eu chorei como ela nem imagina. Isso sim é o valor de um trabalho. Não x mil seguidores numa rede social. Sabe o que me move? Não é escrever história pra 8 mil pessoas do meu Facebook. É escrever pra alguém em algum lugar sorrir e esquecer seu problema.

• Pensa em continuar escrevendo? Se sim, já tem alguma idéia do seu próximo livro? Vou lançar meu primeiro hot impresso. Se chamará O Mestre do Amor. Será um personagem principal que é só uma “ponta” em um livro online que estou publicando no wattpad chamado O Gênio do Amor. Será um hot chick. Ou seja, inteligente, sensual e com uma boa história, sem ser vulgar.

• O que você esperava para depois do lançamento? Quais eram suas expectativas? Eu esperava vender mais do que calculei e que tudo fosse tão rápido como a emoção. Essa é a primeira lição de um autor novo: você vai precisar suar muito, ralar demais para ter um lugar ao sol. Então, eu abri a porta e fui para o sol. Pode chover, porque eu também sei andar na chuva!

Gostaram né? Pois é, eu amei! Nossa parceira é super fofa e muito atenciosa, só tenho a agradecer e dizer que estou mais do que honrada em poder entrevista-lá. Muito Obrigado!

Quer conhecer mais sobre a autora? Então segue aqui alguns links:

Perfil: facebook.com/escritorali.mendi

Fanpage: facebook.com.br/limendi

Instagram: @autoralimendi

Twitter: @limendi

Google Plus: plus.google.com/u/0/+LiMendi

Você pode também ler os livros no wattpad: wattpad.com/user/LiMendi

No widbook: http://www.widbook.com/profile/li-mendi-8709

No site da autora: www.limendi.com.br/livros

Teremos também alguns disponíveis em nosso blog para download.

AH, ela nos presenteou também com o primeiro capitulo de seus livros para quem quer conhecer um pouco de seu trabalho. Segue o download AQUI.

Espero que tenham gostado como eu gostei. Conheçam nossa parceira, vocês vão amar. Beijinhos ♥

bottom of page